BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




domingo, 4 de abril de 2010

BEETHOVEN E A PÁSCOA



Hoje é domingo de Páscoa. Não é que isso tenha, para mim, qualquer significado religioso. Não professo religião alguma. Mas, de repente, veio-me à ideia a imagem de um homem crucificado só porque defendia um mundo de justiça e igualdade. E o pensamento é assim. Ideia puxa ideia e eis que me vejo a assistir a um concerto de música clássica na FESTA DO AVANTE. A orquestra era regida pelo excelente maestro Miguel Graça Moura e a peça musical interpretada foi a 3ªSinfonia, a Eróica, de BEETHOVEN, o meu compositor preferido. Essa peça teria sido inicialmente escrita em homenagem a Napoleão, mas o grande músico eliminou a respectiva dedicatória,
ao tomar consciência da traição à Revolução e ao POVO , do homem que se proclamou "imperador".
Vivi momentos inesquecíveis, com uma multidão entusiasmada obrigando o maestro a vir, pelo menos, mais três vezes ao palco. Como posso eu esquecer momentos tão belos, tão emocionantes, tão carregadinhos de uma ânsia de transformar aqueles maravilhosos acordes em luta contra a situação política da época!!!!!
Ouçamos então BEETHOVEN, músico famoso mas também revolucionário, de cujas mãos jorraram torrentes de música inigualável. E que ela nos inspire a continuar a lutar contra uma situação social que dia a dia mais se degrada.

1 comentário:

  1. Ouço a 3ª com frequência... e a 5ª, e a 6ª, e a 8ª, e a 9ª...

    Um beijo.

    ResponderEliminar