Como dediquei este blog a personalidades e factos que me fascinam venho hoje, talvez um pouco tarde, prestar a minha homenagem à GRANDE MULHER que foi a ENGª VIRGÍNIA DE MOURA.
MULHER corajosa, lutadora, presa e maltratada várias vezes pela PIDE, nunca desistiu de lutar firmemente e sem vacilações pelos seus ideais.Era uma pessoa de uma modéstia e afabilidade extraordinárias. A sua vida é inseparável da do ARQUITECTO LOBÃO VITAL seu marido e companheiro de sempre. Foram ambos paladinos da LIBERDADE e PRECURSSORES do 25 de ABRIL pela luta incansável de que nunca desistiram.
Tantas e tantas personalidades se destacaram na luta contra o fascismo as quais eu admiro profundamente! Mas a ENGª VIRGÍNIA DE MOURA tem um lugar cativo no meu coração.Tive a grande honra de conhecer pessoalmente essa MULHER que também foi das imprescindíveis.
Uma verdadeira senhora!
ResponderEliminarGrande, grande figura!
ResponderEliminarBela lembrança!
Beijo.
Virginia Moura, construtora de Abril.
ResponderEliminarUm beijo.
Como criança, conheci acidentalmente a Virgínia Moura e o Lobão Vital. Moravam muito perto da minha escola primária e habituei-me a ver que tinham sempre um polícia à porta de casa...
ResponderEliminarAdmirava-a, não sabia eu porquê. Mas admirava-a mesmo e recordo também o grande respeito que pelos dois existia na vizinhança.
Para mim, eram claramente "diferentes". Falava disso (em particular da Engenheira)quando chegava a casa.
Isto são impressões de infância.
Tive o gosto de muito mais tarde lhe poder contar essas minhas recordações de infância.
E de lhe prestar (já conscientemente)a minha homenagem à Mulher da resistência.