BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




terça-feira, 23 de março de 2010

ENGENHEIRA VIRGÍNIA DE MOURA

Como dediquei este blog a personalidades e factos que me fascinam venho hoje, talvez um pouco tarde, prestar a minha homenagem à GRANDE MULHER que foi a ENGª VIRGÍNIA DE MOURA.
MULHER corajosa, lutadora, presa e maltratada várias vezes pela PIDE, nunca desistiu de lutar firmemente e sem vacilações pelos seus ideais.Era uma pessoa de uma modéstia e afabilidade extraordinárias. A sua vida é inseparável da do ARQUITECTO LOBÃO VITAL seu marido e companheiro de sempre. Foram ambos paladinos da LIBERDADE e PRECURSSORES do 25 de ABRIL pela luta incansável de que nunca desistiram.
Tantas e tantas personalidades se destacaram na luta contra o fascismo as quais eu admiro profundamente! Mas a ENGª VIRGÍNIA DE MOURA tem um lugar cativo no meu coração.Tive a grande honra de conhecer pessoalmente essa MULHER que também foi das imprescindíveis.

4 comentários:

  1. Grande, grande figura!
    Bela lembrança!

    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Virginia Moura, construtora de Abril.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Como criança, conheci acidentalmente a Virgínia Moura e o Lobão Vital. Moravam muito perto da minha escola primária e habituei-me a ver que tinham sempre um polícia à porta de casa...
    Admirava-a, não sabia eu porquê. Mas admirava-a mesmo e recordo também o grande respeito que pelos dois existia na vizinhança.
    Para mim, eram claramente "diferentes". Falava disso (em particular da Engenheira)quando chegava a casa.
    Isto são impressões de infância.
    Tive o gosto de muito mais tarde lhe poder contar essas minhas recordações de infância.
    E de lhe prestar (já conscientemente)a minha homenagem à Mulher da resistência.

    ResponderEliminar