BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




sábado, 20 de março de 2010

3 LINHAS SOBRE A UNIVERSIDADE POPULAR DO PORTO

BENTO DE JESUS CARAÇA





Antes de apresentar o pequeno texto que escrevi sobre a UPP deixo um também pequeno video sobre BENTO DE JESUS CARAÇA cujos ideais incluiam a "cultura interal do indivíduo"


3 linhas sobre a UPP

A UPP é uma Instituição que se dedica à transmissão dos mais variados
conhecimentos a todos que o desejem através de professores muito qualificados que
cumprem solidariamente a sua vocação de ensinar.
Com o maior entusiasmo e competência a nossa UPP também realiza e colabora em trabalhos de natureza científica, organiza óptimas viagens de estudo e participa em muitas acções de carácter social e cultural. E isto é apenas um pequeno resumo da sua actividade.
Mas o que é para mim a UPP? É uma Universidade jovem para «jovens», nunca
uma Universidade da 3ª idade, quer pelos temas que aborda, quer pela participação e interesse dos alunos e que, por isso mesmo, me libertou da monotonia de uma vida parada,após
a reforma, me trouxe mais amizades, consolidou outras, permitiu a discussão e análise
de vários problemas e ajudou a cumprir a máxima de LENINE «APRENDER,
APRENDER SEMPRE». A UPP fez-me sentir que a vida continuava É a minha segunda casa.
Não posso também deixar de expressar, aqui, a minha homenagem e admiração
por BENTO de JESUS CARAÇA, cujos ideais estão na base da formação das
Universidades Populares, e por ARMANDO de CASTRO, EMíLIO PERES, JOSÉ
MORGADO e RUY LUIS GOMES fundadores da nossa UPP.
Obrigada UPP , obrigada professores/as pela vossa vocação solidária, obrigada
funcionários/as pela vossa simpatia e disponibilidade, obrigada colegas. O contacto
convosco veio dar mais alegria à minha vida.
Outra função da UPP, e não menos importante ,é também divulgar e trazer até nós os saberes populares que nós vamos apreendendo através dos vários passeios que efectuamos e que nos proporcionam momentos de muita alegria e emoção.
VIVA A UPP!!

2 comentários:

  1. Como em «três linhas» se podem dizer tantas coisas tão bonitas...

    Um beijo.
    (E VIVA A UPP!)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos belos comentários que tens feito a este modesto blog, tanto mais que só há pouco tempo me meti nisto e ainda tenho muito que aprender.
    Gosto muito do teu blog e nunca deixo de o ler. Um grande abraço.

    ResponderEliminar