BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




segunda-feira, 7 de março de 2011

8 de MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Apesar de os direitos da Mulher, em igualdade com o Homem, estarem consagrados na Constituição de 1976, justifica-se plenamente a comemoração deste Dia, dado que ele corresponde a uma acção de luta em que 150 mulheres operárias foram queimadas, no interior do seu local de trabalho, por reclamarem um mais digno horário laboral. E, como em Portugal se está ainda muito aquém de uma igualdade efectiva de direitos entre homem e mulher,considero que este dia deve ser comemorado como uma exigência de igualdade que deverá ser extensiva à luta pelos direitos de liberdade, justiça, emprego, habitação , saúde , ensino, maternidade, paternidade, objectivos comuns a homens e mulheres. Essa luta é de Hoje, urgentemente de Hoje, dada a situação de degradação a que chegaram as condições de vida da maioria dos portugueses. A mulher não pode abdicar de lutar pela consagração dos seus direitos específicos , mas deverá englobar nessa luta a conquista de uma Nova Sociedade em que necessariamente essa desigualdade deixará de existir.
É esse o objectivo do MDM (Movimento Democrático de Mulheres), Movimento já anterior ao 25 de Abril, cuja contribuição para a concretização dos objectivos referidos é extraordináia, desde a intervenção em projectos financiados pelo Fundo Social Europeu e o Estado Português referentes à saúde e trabalho, por exemplo,os quais têm sido muito bem sucedidos, até ao esclarecimento e presença constante na luta por um outro futuro.


VIVA O MDM
VIVA O DIA 8 de MARÇO, Dia Internacional da Mulher

3 comentários:

  1. Viva a luta das mulheres, luta de todos - que continua!

    Um beijo muito especial, no dia de hoje.

    ResponderEliminar
  2. Tanto caminho ainda para percorrer, Graciete! Vivá Mulher e a sua força:))

    ResponderEliminar
  3. Olá gostaria que visita se meu blog que é dedicado a cultura. Espero que goste nele tenho uma coluna poética aos sábados ás 09 da manhã espero poder contar com sua visita.

    Sucesso em seu espaço.

    Magno Oliveira
    Twitter: @oliveirasmagno ou twitter/oliveirasmagno
    Telefone: 55 11 61903992
    E-mail oliveira_m_silva@hotmail.com

    ResponderEliminar