BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




segunda-feira, 25 de março de 2013

ÓSCAR LOPES

Muito difícil falar deste HOMEM que não acreditava na morte e que,de facto, continua entre os de hoje, os de amanhã, os de sempre. ÓSCAR LOPES faz parte da HISTÓRIA. Como deixar então aqui a minha homenagem a esse homem bom, simples, apesar de grande estudioso e cientista,perfilhando sempre ideais de justiça e amor pela HUMANIDADE? Não encontro palavras. Por isso vou usar as suas, extraídas de uma Oração de Sapiência por ele proferida em 1 de outubro de 1953,no Liceu D. Manuel II, no Porto, hoje Liceu Rodrigues de Freitas, "As mãos e o espírito", na abertura de um novo ano letivo. Neste mundo de hoje assolado por guerras económicas como na U.E. e convencionais, ou pior ainda, porque se usam armas cada vez mais sofisticadas, como no Médio Oriente ou em qualquer outra região em que os supremos interesses do capitalismo não encontrem o apoio que querem impor,essa conferência,dizia, datada do lançamento , até hoje, das duas únicas bombas nucleares, mostra que a Civilização Humana iniciada pela mão do Homem que seria prolongada pelas conquistas da Ciência, da inteligência e da necessidade,pode ser destruida, de um momento para outro,eliminando um mundo que deveria ser de Paz, mais justo e mais feliz, como consequência desse mesmo progresso. E que melhor homenagem posso eu prestar a este HOMEM senão utilizar as suas próprias palavras?
 "E  é por isso que tudo quanto vale alguma coisa no mundo,seja a arte, seja a imaginação,seja o progresso,seja a honra, seja o amor,sejam as crianças,sejam as rosas,seja a vida, seja o Espírito, no sentido mais autêntico,criador e digno da palavra espírito-tudo, mas absolutamente tudo, cabe hoje neste bem supremo que é preciso salvar,a Paz, «a Paz áurea divina», como diz Camões, no poema em que exalta a nossa coragem nacional."
E, neste momento, 10 anos passados sobre a criminosa invasão do Iraque, com as minhas palavras de aderente ao CPPC, mas com a voz de Óscar Lopes, continuaremos a nossa batalha pela Paz, não a Paz amorfa e conformada, mas a Paz num mundo sem guerras e onde os trabalhadores, criadores de riqueza, alcancem pela sua luta, que apoiamos, os direitos que lhes trarão a felicidade e a razão de viver.
Nenhum ser nasceu para sofrer. Sem Paz não há dignidade na vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário