BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




sexta-feira, 24 de junho de 2011

S. JOÃO NO PORTO ,FESTA POPULAR



Um manjerico e um cravo vermelho. Dois símbolos associados.

Manjerico, símbolo de uma festa popular em que as desigualdades sociais quase se esbatiam.

Cravo vermelho símbolo de um Futuro em que a igualdade, a liberdade, a solidariedade serão uma realidade.

Eu sempre gostei do S. João no Porto, mas nas ruas. Nunca faltava e sentia-o como uma festa de esperança e unidade.

Hoje é um pouco diferente. As diferentes classes lá vão adaptando o S.João à sua hierarquia social mas, para mim , o S.João continua a ser a festa popular das ruas e bairros da cidade

Por isso aqui deixo a minha homenagem ao S.João que eu concebia e vivia.

3 comentários:

  1. Eu passei aí uns quatro s. joãos e nunca vi o S. João do Porto, porque onde eu estava - na Rua do Heroísmo - o S.João não chegava...
    Mas não hei-de morrer sem ir aí passar um S.João - à maneira...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Pois na rua do Heroísmo só se viam os esbirros.
    Mas a rua era mesmo do Heroísmo e dos Resistentes que também estavam junto do Povo que fazia o S. João.
    Hoje o S. joão já não é o que era. Mas ainda vale a pena.

    Um beijo para ti, Fernando Samuel, com muita amizade e consideração.

    ResponderEliminar
  3. Algumas vezes por aí andei, menina e moça, a festejar o S. João! E era mesmo uma festa popular:)))

    ResponderEliminar