BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




segunda-feira, 17 de maio de 2010

CONGRESSO do MDM




Foi lindo.
Dois dias de análise dos problemas que afectam não só as mulheres como os homens, excepcionalmente agravados pelas medidas posteriores ao PEC que por si só já era bem gravoso. Fazer face à crise? Mas que crise? A financeira que se foi instalando por desbaratamento dos nossos já tão pequenos recursos em jogos bolsistas e "off shores" , descartando a produtividade e empreendimentos públicos necessários e favoráveis ao Estado e ao Povo, ou a económica e social que sempre existiu durante os Governos constitucionais por má gestão e ganância dos nossos governantes e respectivos padrinhos? Uma e outra se entrelaçam. Esta crise atinge-nos a todos e os mais prejudicados serão sempre os mais desfavorecidos, o Povo Trabalhador que vive dos seus salários e cria a riqueza do país.
Então porquê MDM (Movimento Democrático de Mulheres)?Eu também penso que é muito importante que, em conjunto,"Homem e Mulher desenvolvam a mesma luta".
Mas nós, Mulheres , temos os nossos direitos específicos que, embora referidos e consagrados na Constituição de 1976, estão muito longe de ser cumpridos. Refiro-me, por exemplo, à falta de oportunidades da mulher em relação ao homem. A mulher só muito dificilmente pode conciliar,sem abdicações, o seu desejo de ser Mãe e Trabalhadora com eficiência e com plena satisfação dos seus anseios. A Mulher não pode optar. As situações vão acontecendo e a Mulher terá que as enfrentar, com dignidade sim, mas quantas vezes sem alegria.
E este é apenas um caso.
Por isso nos unimos num Movimento de luta e vigilância constantemente atento aos nossos problemas mas também internacionalista porque integrado num Organismo Internacional ( FDIM- FEDERAÇÂO DEMOCRÁTICA INTERNACIONL DE MULHERES) e portanto sempre colaborante com a luta de todas as mulheres do Mundo de que me permito destacar as Mulheres do SAHRA OCIDENTAL.
Por isso nos unimos englobando os nossos problemas nos poblemas gerais mas tendo sempre em vista tudo quanto a nós diz respeito.
Por isso também o MDM é imprescindível.
Eu pertenço ao MDM com toda a convicção , partilho da sua luta e quero deixar aqui expressa a minha admiração pela organização e efectivação deste Congresso onde tanto foi discutido, aprovado e partilhado.
Quero, ainda, deixar um abraço muito especial para todas as delegações estrangeiras, a minha homenagem às conselheiras cessantes e a minha satisfação pela juventude do novo CONSELHO NACIONAL.
Quanto à Festa de Encerramento, que posso dizer? Foi bela e comovente até às lágrimas.
Para ilustrar esta pequena referência a este Congresso, que pela sua qualidade merecia palavras bem mais profundas, deixo duas fotografias de um momento de intervenção de duas amigas a quem todos e todas tanto devemos.Só lamento a má qualidade das fotografias.
Não posso também deixar de referir o lindo quadro pintado por uma artista no decorrer do Congresso.
Quero ainda acrescentar que o MDM é anterior ao 25 de Abril e sempre foi um baluarte contra o Fascismo.
VIVA O MDM
EM LUTA MULHERES DE TODO O MUNDO
POR NÓS TODAS E POR TODOS/AS NÓS
Apenas uma pequena nota. O quadro foi pintado colectivamente e oferecido à A.R.

1 comentário: