BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




terça-feira, 12 de abril de 2011

YURI GAGARINE



Homenagem a Yuri Gagarine, filho de trabalhadores que, há 50 anos, no dia 12 de Abril de 1961, se tornou no primeiro Homem a sobrevoar, do Espaço e fora da acção da força da gravidade, o Planeta Terra observando-o em todo o seu esplendor.
Foi declarado Herói da U.R.S.S.
Para esse extrordinário feito muitos outros homens e mulheres deram o seu trabalho e inteligência, com o interesse comum de desvendar os "segredos" do Universo, contribuindo desse modo para o progresso da Ciência e da Humanidade.
Ultrapassando todas as calúnias de que sempre foram vítimas, os soviéticos deram um exemplo ao Mundo que os atacava, conquistando o primeiro lugar no domínio da Ciência Espacial.
Desde então essa Ciência tem evoluído muito, quase atingindo o reino da ficção.
No entanto impõe-se que todos os conhecimentos alcançados sejam sempre postos ao serviço da Humanidade e não da Guerra como a dinamite de NOBEL e a maravilhosa equação de EINSTEIN E=mc2

A ligação a seguir é uma recriação da viagem de Yuri Gagarine.

http://vintage69.blogspot.com/2011/04/youtube-first-orbit-tributo-yuri.html

Ver também o Astrtroboletim do Núcleo de Astronomia do CCV do Algarve

https://mail.google.com/mail/?hl=pt-PT&shva=1#inbox/12f4982f01ecb93a

3 comentários:

  1. Infelizmente, quantas vezes a ciência tem sido utilizada para melhor explorar o homem! Ainda me lembro da emoção da viagem de Gagarine:))))Isso sim, era ficção científica!

    ResponderEliminar
  2. Muito legal encontrar isso na internet. Gostaria de parilhar uma entrevista com um brasileiro que morou na URSS e que pode demitizar fatos e idéias difundidas sobre o socialismo... http://bloghistoriacritica.blogspot.com

    ResponderEliminar