BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NATAL


Decididamente não gosto do NATAL.
Natal porquê? Porque se convencionou comemorar o nascimento de JESUS(os cristãos) ou porque se convencionou ser a Festa da Família? Não me sinto atraída por qualquer uma dessas razões. Não professo religião alguma e, para mim JESUS ,se existiu, foi um homem que tentou transmitir a mensagem de que um mundo melhor era possível. Por isso foi traído e assassinado. Mas nós temos tantos "JESUS" na vida!!! Tantos homens e mulheres que lutaram e lutam despojados de si, despojados de tudo, apenas animados pela certeza de que a Paz, o Amor , a Solidariedade, poderão vir a imperar no mundo de desigualdade, corrupção e crueldade que continua a existir!
Quanto a ser FESTA DE FAMÍLIA, também não me entusiasma porque eu amo a minha Família(a mais próxima principalmente,até porque já nem conheço muitos dos mais afastados), e estou sempre disponível para eles e eles para mim.Não preciso de nenhum dia especial para evidenciar o meu amor
E depois, no Natal, fala-se tanto em Paz e faz-se tanto a Guerra!!!
Então porquê NATAL? Não sei. Só sei que este ano a minha razão,talvez ajudada um pouco por alguns problemas particulares, venceu a convenção e, portanto, não vou comemorar o NATAL.
Só espero e desejo que os homens e mulheres que lutam por um Novo Mundo consigam que a sua mensagem seja bem acolhida pelo Povo, principalmente pelos mais atingidos pelas injustiças, e que esse mesmo Povo colabore também na construção de um Mundo Feliz.
Há quem diga que é preciso conhecer a infelicidade para se apreciar a felicidade. Mas eu não concordo. O que é preciso é que todos sejamos felizes, excluindo o inevitável como a morte e a doença. Mas até essas inevitabilidades poderão ser atenuadas se a Sociedade passar a reger-se por outros Princípios de Justiça e Igualdade.
O Natal é consumismo e,em parte, insensibilidade pelo apagamento que se pretende dos grandes problemas mundiais.
Então que desejar à Família, Amigos, Humanidade?

Para Todos

Um bom Natal todos os dias.

Lutemos por isso e consegui-lo-emos.

Para concluir estas minhas opiniões sobre o Natal vou incluir um pequeno poema que já aqui deixei o ano passado.

Postes derramam luzes no chão
Colorindo a Noite
As canções falam de Amor e Paz
As lojas vestem-se de emoções
Mas por trás das festas, luzes e presentes
A desigualdade grita e agride

(Hélio Soares Pereira)

4 comentários:

  1. Apesar disso tudo... desejo-te, e à tua família, um feliz Natal...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, nesta época ainda são mais visíveis as desigualdades e a injustiça. Lutemos então por um espírito de solidariedade e de paz todos os dias!
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, mamã. Acho que no natal,para além de se acentuarem as desigualdades, finge-se que elas não existem. Também me custa aceitar isso.
    Beijão

    ResponderEliminar