BOAS VINDAS


Este é um blogue modesto mas, com ele, pretendo homenagear personagens e ideais que me fascinam




domingo, 27 de março de 2011

PINA BAUSCH

Depois de ler o comentário de Justine, que muito agradeço, achei que devia deixar uma pequena referência à grande bailarina PINA BAUSCH

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pina_Bausch

PRIMAVERA



Homenagem à Primavera, a mais bela estação do Ano.
Assim ela se cumpra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pina_Bausch

domingo, 20 de março de 2011

GRANDE MANIFESTAÇÃO 19 de Março 2011












Que dizer do dia de ontem, 19 de Março, em que a Liberdade fez ouvir bem alto o seu enorme protesto contra a Política deste Portugal pertencente a uma União Europeia subserviente do Capitalismo Imperialista norte americano?
Que dizer desse maravilhoso dia de Primavera em que uma nova Política se exigia com a força e determinação de um Povo que sabe perfeitamente quem pode canalizar as suas justas reivindicações?
Que dizer senão que foi um dia em que a esperança, a luta, a alegria, a solidariedade andaram de mãos dadas, dando corpo à Heróica "Jornada" de Fernando Lopes Graça e José Gomes Ferreira?
Esse dia será a justificação de que a luta organizada contra as injustiças dará o seu fruto num desabrochar de novas acções que de facto nos levarão à única vitória desejável e desejada. A ruptura com a política que nos desgoverna.
Mas, ao mesmo tempo que a AVENIDA DA LIBERDADE se enchia com uma multidão reivindicando Paz e Justiça,noutra parte do Mundo uma nova ofensiva militar surgia contra um Povo inocente das querelas pelo desfrute das suas riquezas, com a desculpa hipócrita de agir em defesa desse Povo perante as balas de um homem que já foi inimigo, amigo e de novo inimigo e da qual já resultaram vários mortos.
Combater a guerra com a guerra?!!!!!!!!
Que Mundo é este?
Que o exemplo do dia 19 seja o impulso para que continue a luta por um País Novo,não esquecendo que o Mundo está quase totalmente dominado por interesses obscuros que inevitavelmente o conduzirão à ruína , contra o que também é imperioso lutar.
Todos juntos, jovens, menos jovens, pessoas de todas as idades, com Partido, sem Partido, lutemos por um NOVO MUNDO de PAZ e HARMONIA, a começar pelo nosso pequeno País.
E confiemos na nossa poderosa CGTP.

As fotos dão ideia da dimensão da Manifestação

Viva a CGTP, promotora da grande Manifestação do dia 19 de Março.

VIVA A PAZ.

sábado, 12 de março de 2011

COMÍCIO NO PORTO COMEMORATIVO DOS 90 ANOS DO PCP



http://www.pcp.pt/frontpage

Qe belo comício!!!
Que grande intervenção a do camarada Jerónimo!!!
A maneira como apresentou os problemas do País e a acção deste governo , verdadeiro
lacaio de uma Europa dominada pelo neo liberalismo e o imperialismo, foi empolgante e muito emotiva.
O Comício foi antecedido por um concerto executado pela orquestra de S.Pedro da Cova e por um conjunto de canções populares e heróicas das quais destaco o Hino de Caxias pela homenagem que representa aos presos políticos que,na luta, deram a sua liberdade e, muitas vezes a vida, assim abrindo caminho ao glorioso 25 de ABRIL.
A Orquestra de S. Pedro da Cova é um exemplo das potencialidades de uma autarquia CDU que, com os poucos recursos de que dispõe ,consegue organizar uma pequena Orquestra mas de tão boa qualidade.
O excelente Grupo Coral constituído por professores das Escolas de Ovar e Rio Tinto, dirigido pelo professor Guilhermino Monteiro, ofereceu-nos belos momentos com canções populares e outras de sentido mais revolucionário,como a Jornada de Fernando Lopes Graça e José Gomes Ferreira e o Hino de Caxias a que já fiz referência. Isto sem desprimor para qualquer uma das outras.
Entretanto nas ruas da cidade decorria uma grande manifestação promovida pela"Juventude à Rasca" a que aderiram Pais e Avós, eles "também cidadãos à rasca".
Imperativo é que esse descontentamento seja transformado em acção e o PCP é o Partido em melhores condições para construir uma alternativa à situação aflitiva que vivemos, quer pelos seus passado e presente de Luta, quer por ser o único Partido que nunca colaborou nas políticas de direita de que somos vítimas há 34 anos.
O PCP é um jovem Partido de 90 anos, porque o objectivo da sua luta é a construção de um país baseado nos ideais de Marx e Lenine muito posteriores à ascensão da burguesia que levou à implementação de um sistema capitalista hoje neo liberal e imperialista.

VIVA O PCP

segunda-feira, 7 de março de 2011

8 de MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Apesar de os direitos da Mulher, em igualdade com o Homem, estarem consagrados na Constituição de 1976, justifica-se plenamente a comemoração deste Dia, dado que ele corresponde a uma acção de luta em que 150 mulheres operárias foram queimadas, no interior do seu local de trabalho, por reclamarem um mais digno horário laboral. E, como em Portugal se está ainda muito aquém de uma igualdade efectiva de direitos entre homem e mulher,considero que este dia deve ser comemorado como uma exigência de igualdade que deverá ser extensiva à luta pelos direitos de liberdade, justiça, emprego, habitação , saúde , ensino, maternidade, paternidade, objectivos comuns a homens e mulheres. Essa luta é de Hoje, urgentemente de Hoje, dada a situação de degradação a que chegaram as condições de vida da maioria dos portugueses. A mulher não pode abdicar de lutar pela consagração dos seus direitos específicos , mas deverá englobar nessa luta a conquista de uma Nova Sociedade em que necessariamente essa desigualdade deixará de existir.
É esse o objectivo do MDM (Movimento Democrático de Mulheres), Movimento já anterior ao 25 de Abril, cuja contribuição para a concretização dos objectivos referidos é extraordináia, desde a intervenção em projectos financiados pelo Fundo Social Europeu e o Estado Português referentes à saúde e trabalho, por exemplo,os quais têm sido muito bem sucedidos, até ao esclarecimento e presença constante na luta por um outro futuro.


VIVA O MDM
VIVA O DIA 8 de MARÇO, Dia Internacional da Mulher

domingo, 6 de março de 2011

PARABÉNS PCP

Parabéns meu jovem Partido pelos 90 anos que completas amanhã, dia 6 de Março.
Jovem, porque manténs a força da juventude, não atingiste a “curva da estrada “e continuaste, firme e inabalável, a luta por um futuro sem explorados nem exploradores, na base dos teus princípios marxistas leninistas.Os tempos negros do fascismo não conseguiram calar-te.
Contigo nunca estou só porque pensamos em conjunto.
Contigo sinto a alegria da vitória que eu sei que chegará como um desabrochar de ideais que virão para ficar pois são humanos, justos e belos.
O Povo, que é a tua essência ,acabará por acordar pois é por Ele e com Ele que lutas,sem esmorecer, contra a opressão, o capitalismo e o imperialismo que o esmagam.
Tu olhas igualmente para os intelectuais que concebem a obra e para quem a constrói.Todos somos necessários e, portanto, tu promoves veementemente o acesso universal à cultura para que possamos dialogar, em igualdade, exercendo embora diferentes funções.


És um Partido onde pensamos em colectivo e as hierarquias necessárias a uma maior eficácia na acção, não traduzem diferenças de tratamento entre os teus membros. Todos somos camaradas e QUALQUER MILITANTE pode contribuir para a chamada Linha do Partido, porque as resoluções são sempre tomadas de acordo com as opiniões que vêm da base.
Quem pode pôr em causa a ampla discussão, nos diferentes Organismos, das teses que serão analisadas e sujeitas a aprovação, no Congresso, por delegados eleitos nesses mesmos Organismos?
És o Partido da luta ,da esperança, da alegria que consegue realizar, só com os seus próprios meios e militantes, o maior evento cultural em Portugal. A FESTA DO AVANTE!!!!!
És o Partido sem o qual não é possível cumprir ABRIL.

Orgulho-me do meu Partido porque é Comunista e Português.

PARABÉNS AO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS PELA JUVENTUDE DOS SEUS 90 ANOS.